domingo, 17 de agosto de 2014

I Bienal Nacional de Artes Plásticas da Bahia, ou I Bienal da Bahia

 Em 1966, surgiu,a I Bienal Nacional de Artes Plásticas da Bahia, ou simplesmente I Bienal da Bahia, capitaneando uma segunda geração de
Coreografia de Lia Robatto. 1ª Bienal da Bahia. 1966
artistas modernos. A I Bienal deu ênfase às propostas abstracionistas, privilegiando as produções que se afastavam do regional e da caricatura da cultura local. O Convento do Carmo de Salvador foi reformado e se tornou o ponto de encontro para debate e produção da arte brasileira, descentralizando a atividade artística do eixo Rio-São Paulo e colocando Salvador e o Nordeste na rota dos principais artistas e obras, revelando algumas joias da casa. Os primeiros convidados para a Bienal da Bahia vinham da Galeria Relevo, no Rio de Janeiro. O artista baiano Chico Liberato participava da Galeria quando foi contatado por Juarez Paraíso para ajudá-lo na organização do evento. O artista francês Ivan Freitas, que expunha na “cidade maravilhosa”, também quis participar da Bienal. Com apoio indireto do Governo do Estado da Bahia, a I Bienal foi dirigida e liderada por Juarez Paraíso, Chico Liberato e Riolan Coutinho. Além de artistas renomados, que advinham principalmente do sudeste, como Frans Krajcberg, João Câmara, Nicolas Vlavianos, Rubens Gerchman e Walter Smetak, estiveram presentes reconhecidos artistas locais, como Calasans Neto, ‘Mestre’ Didi Deoscóredes, Emanoel Araújo e Mario Cravo Neto. Os idealizadores reuniram um rol de artistas e obras com diversas procedências regionais e estéticas, o que pode ser percebido também através dos premiados: Hélio Oiticica, Lygia Clark, Rubem Valentim e Rubens Gerchman. Entre os membros de júri, estavam Clarival do Prado Valladares, Mário Schenberg e Riolan.
Tradução:
First National Plastic Arts Biennial of Bahia, and Biennial of Bahia
  In 1966 came the First National Plastic Arts Biennial of Bahia, or simply Biennial of Bahia, captaining a second-generation 
Choreography by Lia Robatto. 1st Biennial of Bahia. 1966 
modern artists. AI Biennial emphasized the abstractionist proposals, favoring productions who broke away from the caricature of regional and local culture. The Carmo Convent of Salvador was renovated and became the meeting point for discussion and production of Brazilian art, decentralizing the artistic activity of the Rio-São Paulo and Salvador placing the Northeast and on the route of major artists and works, revealing some jewels of the house. The first invited to the Biennial of Bahia gallery Relief came in Rio de Janeiro. The Bahian artist Chico Liberato participated gallery when he was contacted by Juarez Paradise to help you in organizing the event. The French artist Ivan Freitas, who expounded on the "marvelous city", also wanted to participate in the Biennale. With indirect support of the Government of the State of Bahia, the Biennial was directed and led by Juarez Paradise, Chico Liberato and Riolan Coutinho. In addition to renowned artists, which stemmed mainly from the southeast, as Frans Krajcberg, John Hall, Nicolas Vlavianos, Rubens Gerchman and Walter Smetak, attended recognized local artists, as Calasans Neto, 'Master' Didi Deoscóredes, Emanoel Araújo and Mario Cravo Neto. The creators assembled a roster of artists and works with several regional and aesthetic origins, which can also be perceived through the winners: Hélio Oiticica, Lygia Clark, Rubem Valentim and Rubens Gerchman. Among the members of the jury were Clarival Prado Valladares, Mario Schenberg and Riolan.

Gabrielle Alves de Oliveira Macedo 8/C

Nenhum comentário:

Postar um comentário